Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

TUTORIAL: GUIA RÁPIDO


Se você já sabe o básico de programação e quer começar a
usar o Vizzcode o mais rápido possível, esse tutorial é para você!





Sobre o Tutorial

O tutorial Guia Rápido foi criado especialmente para pessoas que já possuem certa familiaridade com programação e querem começar com o Vizzcode o mais rápido possível.
É um tutorial completo divide em cinco programas diferentes de dificuldade incremental para que você conheça todos os principais recursos disponíveis no Vizzcode.

O tutorial completo está disponível dentro do Vizzcode na Tela de Boas Vindas. Você pode escolher o tutorial Guia Rápido a partir de lá e criar um projeto para seguir o tutorial.

As próximas seções dessa página foram criadas como um ajudante para o tutorial. Se você tiver tendo dificuldade com o tutorial, essa página pode te direcionar para onde você pode aprender tudo sobre o que está sendo discutido nos tutoriais. Essas páginas de ajuda também são acessíveis de dentro do Vizzcode, no cabeçalho do tutorial.




O Bom e Velho Hello World!

Se você já programou antes, você provavelmente já conhece o programa de Hello World. Ele costuma ser o programa mais simples que você consegue criar e ver o computador executando os comandos.
Dessa forma, criamos diversos materiais de suporte para criar esse simples programa: tem uma página inteira na documentação dedicada para explicar todos os detalhes da programação e um guia prático para criar seu primeiro programa. Também tem um tutorial completo para te introduzir à programação de dentro do Vizzcode. Se você tiver tendo dificuldades com esse primeiro passo, esses são os recursos para você!




Lendo e Imprimindo Dados

Essa página foca em te mostrar o básico da criação de programas interativos onde o usuário entra com strings e inteiros na linha de comando do tutorial. Você pode seguir esses links para páginas específicas na documentação detalhando cada passo do processo.
Também tem um tutorial completo dentro do Vizzcode sobre ler dados. Lá você vai encontrar explicações detalhadas e vários exemplos. Você pode acessar o tutorial aqui.
Tudo isso foi possível usando a Biblioteca IO que você consegue ver tudo que tem lá dentro e como usar ela nesse link.




Vamos brincar de Dado?

Nessa página nós expandimos o conhecimento da Biblioteca IO (que foi introduzida anteriormente) e criamos número aleatórios com a Biblioteca Random. Você pode ler tudo sobre essa biblioteca aqui.
Ela também introduziu recursos importantes como o construtor if, loops while e diferentes tipos de expressões.




Ordenação

Ordenação é um algoritmo (ou sequência de instruções) fundamental na Ciência da Computação.
Para implementar esse algoritmo, você será introduzido ao loop for e arrays. Você pode aprender tudo sobre seus funcionamentos no Vizzcode (e em programação no geral) nas suas páginas respectivas.
Para solidificar esse conhecimento, você pode fazer os exercícios de programação que encaixam no nível das suas habilidades.




Procedimentos

Por fim, o tutorial te mostra como procedimentos funcionam no Vizzcode.
O exemplo da soma é um exemplo clássico de procedimento que utiliza recursos importantes de procedimentos, como parâmetros e valores retornados.
Você também pode aprender tudo sobre procedimentos nessa página.

Para elevar suas habilidades para o próximo nível, você pode fazer os tutoriais mais avançados de desenvolvimento de jogos. Nesses tutoriais, você vai aprender tudo sobre como usar a Biblioteca Game Engine para criar programas incríveis!