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CONSTRUTORES


Tudo sobre Construtores no Vizzcode





What are Statements?

Construtores são ações (ou comandos) com os quais você constrói seu programa.
Construtores podem ser atribuições, chamadas de procedimentos, construtores de controle de fluxo, etc.

Por exemplo, dentro de um bloco, podem existir declarações e construtores:
main
:: () {
    a :=
5
;
    a =
6
;
    
if
(a <
10
) {
        b :=
10
;
        a =
b
;
    }
}

No Painel Visual, construtores são nós conectados pela linha de execução - a linha branca:

Quais nós são construtores no programa exemplo

Aprender sobre os construtores que você possui a sua disposição para construir programas e como eles funcionam é de extrema importância para ganhar mais poder de expressão enquanto programa.
Na próxima seção, você verá todos os construtores na linguagem do Vizzcode.




Tipos de Construtores

Aqui estão os construtores disponíveis no Vizzcode: (você pode acessar mais informações sobre cada um entrando na sua seção da documentação)




Atribuições

Um construtor muito comum é a atribuição.
Ele simplesmente atribui um valor para uma variável. Uma atribuição é feita utilizando um único símbolo de igual =.
No exemplo seguinte, dentro do procedimento main, uma variável é declarada e depois o valor 10 é atribuído a ela.
main
:: () {
    var :
int
;
    var =
10
;
}

A próxima seção mostra esses construtores nos nós visuais.

Também é comum referir a uma atribuição como definição do valor de uma variável.

Você pode atribuir valores para variáveis em suas declarações dessa forma:

main
:: () {
    var1 :=
5
;
    var2 :=
"Ola, todo mundo!\n"
;
}

Existem tipos especiais de construtores de atribuição que operam na variável e atribui o resultado para a variável.
Existem 5 casos especiais de atribuição: somar e atribuir, subtrair e atribuir, multiplicar e atribuir, dividir e atribuir e módulo e atribuir.
main
:: () {
    var1 :=
10
;
    var1 +=
2
;
    
if
var1 ==
12
 
print
(
"True"
);
}

Isso é o equivalente a:
main
:: () {
    var1 :=
10
;
    var1 = var1 +
2
;
    
if
var1 ==
12
 
print
(
"True"
);
}

Aqui estão todos ele em ação:
main
:: () {
    var :=
5
;
    var =
10
;
    var +=
5
;
    var -=
2
;
    var *=
10
;
    var /=
5
;
}

Tente imprimir o valor da variável antes e depois de cada atribuição para garantir que você saiba qual valor ele vai conter.




Atribuições com Nós

Atribuições funcionam no Painel Visual da mesma forma que no Painel de Texto.
Você pode usar o nó Atribuir para definir um valor para uma variável, dessa forma:

Como mudar (setar) o valor de uma variável no Vizzcode

No primeiro campo do nó, você conecta um variável (ou qualquer expressão atribuível) e no segundo você conecta qualquer expressão que resulta no mesmo tipo da variável:

Quais nós devem ser conectados no Nó de Atribuição

Assim como qualquer outra expressão você pode escrever a expressão no campo de texto da mesma forma como você faria no Painel de Texto:

Digitando expressões nas caixas de texto dos nós

Além do nó de atribuição básico, existem outros 5 nós especiais que também operam no valor antes da atribuição:

Os nós de atribuição especiais

Isso é o equivalente da seguinte operação e atribuição:

Como os nós de atribuição especiais (somar e atribuir) funcionam





Retorno

O construtor retorno ou ‘return’ é usado para sair do procedimento atual.
Ele também é usado para retornar valores de procedimentos.

Esse é o seu funcionamento básico: (Note que o segundo print não vai ser chamado porque o procedimento vai sair antes disso)

#import
"Print"


main
:: () {
    
print
(
"Isso vai rodar."
);
    
return
;
    
print
(
"Isso nao vai rodar."
);
}

E o equivalente em Nós Visuais:

Como o construtor Retorno funciona

No caso de retorno de valores de procedimentos, você pode simplesmente colocar a expressão depois da palavra-chave retorno:
proc
:: () ->
int
{
    
return
10
;
}

Usando o construtor Retorno para retornar valores

Outro exemplo:
multiplos
:: () -> primeiro :=
5
, segundo :=
10
, terceiro :
string
{
    
return
segundo =
5
, terceiro =
"Ola!"
;
}


Retornando valores com nomes