Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

FAZENDO GAMES


Vamos criar jogos digitais dentro do Vizzcode!





Introdução à Programação de Games

Jogos são programas incríveis de se criar!
Eles são super interativos, com belos visuais e sons e, esperamos, que bem divertidos! Eles te permitem criar mundos imaginários e regras que os jogadores vão interagir e compartilhar com o mundo!

Um jogo de tiro que você pode fazer no Vizzcode

Diferente de aplicações para o console do computador (as que programamos até o momento): aplicações que abrem aquele prompt de comando bem feio; jogos criam uma janela própria e podem desenhar o que quiserem nela. Eles também podem tocar sons e música!
Esse tipo de janela de aplicação é usada na maioria dos softwares que você costuma interagir: aplicativos mobile, programas de processamento de planilhas e texto, e o próprio navegador que você está usando para ler isso! As habilidades que você desenvolver enquanto faz jogos no Vizzcode podem ser usadas para criar esses e muitos outros programas bem interativos.

Um jogo side-scroller que você pode fazer no Vizzcode

Desenvolver jogos e outras aplicações gráficas que utilizam janela de aplicações, não vão apenas levar suas habilidades de programação ao limite, mas também vão ser as aplicações interativas mais engajantes que você vai desenvolver! Você pode compartilhar o arquivo executável com seus amigos e amigas para fazerem eles entrarem e jogarem no mundo imaginário que você criou. Isso é muito legal! Você pode até publicar seus jogos em plataformas de distribuição e até vender para o mundo!
Apesar do processo de criar jogos poder ser difícil (e bem trabalhoso) é muito gratificante quando seu código ganha vida.

Nós criamos diversos tutoriais que mostram o passo a passo de criar jogos digitais no Vizzcode. Lá, você aprenderá tudo desde como criar um jogo bem simples até técnicas de programação avançadas para fazer o seu jogo ter uma jogabilidade, visuais e sons incríveis. Lembre-se que a prática leva à perfeição, então você terá de fazer vários projetos primeiros até a sua obra-prima pode ser lançada ao mundo todo!

Um jogo de galeria de tiro que você pode fazer no Vizzcode

Na próxima seção, vou te explicar como jogos são programados e também mostrar ferramentas incríveis que estão a sua disposição no Vizzcode para te ajudar a dar vida para suas ideias






Como Jogos São Programados

Jogos são softwares muito interativos de tempo real. Isso significa que o jogador vai constantemente enviar inputs (ou entradas) para o jogo (por mouse e teclado, gamepads, joysticks, touchscreen e outros dispositivos) e o jogo precisa ler esse input e simular o mundo do jogo de acordo. Depois, ele precisa mostrar o mundo do jogo para o usuário e fazer isso tudo novamente.

Esses três elementos: ler input, simular o mundo do jogo e mostrar o mundo atualizado é o coração de todo jogo: o loop do jogo.


Um diagrama mostrando o Loop do Jogo: Input, Simulação e Render

Como o nome sugere, é um loop que roda enquanto o jogo tiver rodando.
O jogo precisa fazer tudo que o jogador quiser fazer (como atirar ou andar), atualizar o mundo (como testar por colisão) e desenhar imagens na tela. No final da iteração do loop, o jogo mostrar ao jogador um frame (or quadro: uma imagem estática daquele exato momento do mundo do jogo. Depois, o jogo começa o loop de novo, lendo o input do jogador, simulando e desenhando o que foi simulado.


Um diagrama mostrando a estrutura do Loop do Jogo e como ele gera quadros

Mas isso acontece MUITO rápido!
Para o jogo parecer e ser bem liso e interativo, ele precisa simular e mostrar diversos frames por segundo.
Por conta dos monitores que as pessoas usam para jogar, costuma ser entre 30 e 60 frames por segundo.
Isso significa que a cada segundo o jogo lê o input do jogador, simula o mundo do jogo e mostra ele, por volta de 60 VEZES. Dessa forma, as imagens estáticas que o jogo mostra vão parecer estar em movimento! E no momento que o jogador apertar um botão, ele vai ver o resultado dessa interação na tela! Assim como rolo de um filme, mas o filme está sendo criado enquanto o jogador interage com o jogo


Essa imagem mostra como as imagens formam um

Durante a parte da simulação, o jogo pode fazer diversas operações matemáticaspara mover objetos, testar colisões entre eles e atualizar o comportamento deles de acordo com as regras do jogo e as regras de inteligência artificial que controla os NPCs no jogo (os outros personagens além dos jogadores).
Esse processo pode ser bem simples para um jogo simples ou bem complexos para um jogo AAA com o orçamento bem alto!

Para te ajudar com tudo isso, o Vizzcode possui uma biblioteca especial que você pode usar para fazer jogos: a Game Engine!
A Game Engine (ou Motor de Jogos) é uma ferramenta que te ajuda com algumas das coisas complicadas que são necessárias para fazer um jogo: como desenhar imagens na tela, testar colisões, tocar um áudio e gerenciar recursos. A biblioteca Game Engine do Vizzcode foi feita para te ajudar a aprender desenvolvimento de jogos de verdade, enquanto você se diverte criando projetos bem legais pelo caminho, tudo no seu próprio ritmo.
Você pode aprender tudo sobre como usar a biblioteca e sobre desenvolvimento de jogos em geral seguindo todos os tutoriais que preparamos para você.

Na próxima seção, vou te direcionar para vários tutoriais onde você já pode começar a aprender a fazer jogos dentro do Vizzcode!




Onde Você Pode Aprender Tudo Isso

Desenvolver jogos vai testar tudo que você aprendeu até agora, então é fortemente recomendado que você tenha conhecimento de programação no Vizzcode e resolver alguns dos Exercícios de Programação mais avançados.
O desenvolvimento de jogos vai pegar o que você já aprendeu e aplicar de formas novas e interessantes!

Se você ainda precisa afiar sua espada da programação antes de enfrentar o dragão do desenvolvimento de jogos, não preocupe; você pode progredir no seu ritmo. Você pode começar do início aqui na documentação, até criar programas interativos. Você também pode seguir tutoriais embutidos começando de programas bem simples até a programação com todos os recursos que o Vizzcode pode oferecer! Depois, desenvolver seu mindset de resolução de problemas, resolvendo Exercícios de Programação, que é fundamental para suas habilidades de desenvolvimento de jogos. Em seguida, quando você souber todos os golpes de Kung-fu da programação, já pode ir direto para os tutoriais de desenvolvimento de games dentro do Vizzcode!

O Vizzcode possui vários tutoriais embutidos que te ensinam como fazer jogos. Cada tutorial vai tanto criar um jogo do zero, ou melhorar um jogo existente que você criou. Eles foram feitos incrementando o nível de dificuldade, então mesmo se você quiser ir direto para um tutorial específico que você quiser seguir, você deveria investir seu tempo para seguir os tutoriais anteriores também. Eles foram criados com cuidado para introduzir e expandir todas as habilidades que você precisar, enquanto você cria projetos bem visuais e interativos! Essas habilidades são a base do desenvolvimento de jogos, e são essenciais ter independente da game engine que você possa usar nos seus jogos.

Com isso em mente, vá direto nos tutoriais de jogos que você pode encontrar dentro do Vizzcode e comece a criar seus próprios mundos interativos!