Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

BIBLIOTECAS


Tudo Sobre Bibliotecas no Vizzcode





O que são Bibliotecas

Bibliotecas são pedaços de código criados anteriormente que você pode importar para o seu programa para te ajudar a realizar tarefas específicas.

Quando você importa uma biblioteca, você chama seus procedimentos como se tivessem sido criados por você no programa. Então é importante saber todos os procedimentos que você tem disponível ao importar cada biblioteca.

A biblioteca pode ter códigos bem complexos dentro dela para realizar os comportamentos desejados, mas fornecer apenas uma interface limitada e simples para você usar.
Essas interfaces são quase sempre na forma de procedimentos que você chama e também podem ser referidos como a API - Application Programming Interface “Interface da Programação de Aplicação” – da biblioteca

Na próxima seção, é explicado como você pode importar bibliotecas no Vizzcode, e depois é apresentada a lista completa de todas as bibliotecas disponíveis para você dentro do Vizzcode, com links para a especificação completa de suas APIs.




Como Importar Bibliotecas

Bibliotecas podem ser importadas pelo Painel de Texto ao escrever #import "Nome da Biblioteca" no escopo global.
Aqui está um exemplo de importar a biblioteca Print:
#import
"Print"

No Painel Visual também é bem fácil importar: Crie um nó de importar no escopo global e digite o nome da biblioteca entre aspas dupla "

Importando Bibliotecas no Vizzcode

Note que bibliotecas apenas podem ser importadas no escopo global. Por conta de tudo no escopo global ser independente da ordem você não precisa de importar a biblioteca antes do código usar ela, apenas importe ela em qualquer lugar do escopo global.
main
:: () {
    
print();
}

#import
"Print"

A ordem não importa no escopo global

A seção a seguir mostra todas as bibliotecas que você pode importar no Vizzcode.




Bibliotecas do Vizzcode

Aqui está uma lista de todas as bibliotecas que você possui disponível para uso no Vizzcode.
Se você quiser saber todos os detalhes sobre elas (como quais procedimentos elas possuem para te oferecer), você pode seguir seus links.

Print

A biblioteca Print te permite facilmente imprimir mensagem e valores na tela do console.

IO

A biblioteca IO possui os procedimentos de imprimir mensagens e valores na tela do console (exatamente como a biblioteca print) e procedimentos para ler input (entrada) do usuário (texto e números) na tela do console.

Random

A biblioteca Random (Aleatório) te permite gerar números inteiros e float aleatórios .

GameEngine

A biblioteca GameEngine é usada para criar jogos digitais (ou outras aplicações gráficas). Ela possui uma infinidade de procedimentos para te ajudar a criar seus projetos.