Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

BIBLIOTECA: RANDOM


Tudo sobre a biblioteca Random (aleatório) no Vizzcode





Sobre a Biblioteca Random

A biblioteca Random pode ser usada para gerar números aleatórios (random) (ints e floats).
Esses números, na verdade, são pseudoaleatórios, o que significa que eles são uma sequência previsível de número começando de um número difícil de prever. Isso significa que os números são aleatórios o suficiente para a maioria dos casos.

Essa biblioteca disponibiliza procedimentos para gerar números aleatórios em um certo intervalo inclusivo (que significa que os números limites do intervalo também podem aparecer).
Essa biblioteca está totalmente contida dentro da biblioteca Game Engine (assim como o print está dentro de IO).




Como Usar

Tudo que você precisa fazer é importar a biblioteca Random:

#import
"Random"

Importando a Biblioteca Random

E depois, chamar seus procedimentos quando quiser. Por exemplo:
#import
"Random"


main
:: () {
    int_aleatorio :=
random_int_in_range
(
0
,
10
);
    float_aleatorio :=
random_float_in_range
(
-1
,
1
);
}

Exemplo da Biblioteca Random

Para ver a aleatoriedade dos números, você pode importar a biblioteca Print e imprimir os números que foram gerados:
#import
"IO"

#import
"Random"


main
:: () {
    
for
0
..
10
{
        
print_float
(
random_float_in_range
(
-1
,
1
));
        
print
(
"\n"
);
    }
}

Usando números aleatórios no Vizzcode





API Completa

random_int_in_range

Essa é a declaração do procedimento random_int_in_range:
random_int_in_range
:: (min_incluindo :=
0
, max_incluindo :=
10
) -> valor_aleatorio :
int
{

Esse procedimento gera e retorna um número inteiro aleatório dentro de um intervalo específico.
O intervalo é inclusivo, o que significa que o número mínimo e máximo do intervalo podem aparecer no resultado aleatório.
#import
"Random"


main
:: () {
    aleatorio :=
random_int_in_range
(
0
,
10
);
}

Um exemplo de random_int_in_range



random_float_in_range

Essa é a declaração do procedimento random_float_in_range:
random_float_in_range
:: (min_incluindo :=
0.0
, max_incluindo :=
1.0
) -> valor_aleatorio :
float
{

Esse procedimento gera e retorna um número do tipo float aleatório dentro de um intervalo específico.
O intervalo é inclusivo, o que significa que o número mínimo e máximo do intervalo podem aparecer no resultado aleatório.
Ele funciona da mesma forma que o procedimento random_int_in_range.
#import
"Random"


main
:: () {
    aleatorio :=
random_float_in_range
(
-10.0
,
10.0
);
}

Um exemplo de random_float_in_range