Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

BIBLIOTECA: PRINT


Tudo Sobre a Biblioteca Print no Vizzcode





Sobre a Biblioteca Print

A biblioteca Print fornece procedimentos para que você imprima valores de todos os tipos disponíveis no Vizzcode.

Os procedimentos de print (imprimir) só funcionam em aplicações de console - programas que abrem (ou são abertos em) prompts de comando. No Vizzcode, programas são aplicações de console a não ser que você importe a biblioteca Game Engine.
Cada procedimento de print recebe um valor para imprimir de um tipo específico e com exceção do tipo string, todos os procedimentos de print possuem como sufixo o tipo que eles imprimem.




Como Usar

Primeiramente, você precisa importar a biblioteca print:

#import
"Print"


Importando a Biblioteca Print no Vizzcode

Em seguida, você pode chamar todos os seus procedimentos em qualquer lugar do código. Por exemplo:
#import
"Print"


main
:: () {
    
print
(
"Ola, Vizzcoder!"
);
    
print_int
(
456
);
    
print_float
(
12.3
);
}

Examples of the procedures in the Print library





API Completa

print

Essa é a declaração do procedimento print:
print
:: (mensagem :=
"Ola!\n"
) {

Você pode chamar passando um valor do tipo string ou apenas usar o valor padrão:
#import
"Print"


main
:: () {
    
print
();
    
print
(
"Mensagem customizada"
);
    var :
string
=
"Variavel"
;
    
print
(var);
}

Como usar o procedimento print



print_int

Essa é a declaração do procedimento print_int:
print_int
:: (value :
int
) {

Você pode chamar passando um valor do tipo int:
#import
"Print"


main
:: () {
    
print_int
(
123
);
    
print_int
(
456
+
789
);
    var :
int
=
10
;
    
print_int
(var);
}

Como mostrar números no Vizzcode



print_float

Essa é a declaração do procedimento print_float:
print_float
:: (value :
float
) {

Você pode chamar passando um valor do tipo float:
#import
"Print"


main
:: () {
    
print_float
(
123
);
    
print_float
(
123.456
);
    
print_float
(
11.22
+
33.44
);
    var :
float
=
10
;
    
print_float
(var);
}

Como o procedimento print float funciona no Vizzcode



print_bool

Essa é a declaração do procedimento print_bool:
print_bool
:: (value :
bool
) {

Você pode chamar passando um valor do tipo bool:
#import
"Print"


main
:: () {
    
print_bool
(
true
);
    
print_bool
(
100
<
56
);
    var :
bool
=
"Lobo"
!=
"Leao"
;
    
print_bool
(var);
}

Usando o procedimento print bool