Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

COMO COMEÇAR


Instale e abra o Vizzcode pela primeira vez,
aprenda sobre sua interface e funcionalidades básicas





Baixando o Vizzcode

Por alguma razão desconhecida, a maioria das ferramentas de programação são difíceis de baixar e instalar, envolvendo interface com linha de comando, diversos programas diferentes e mensagens de erro estranhas. Nós queríamos deixá-lo de forma mais simples possível para ir direto para a parte boa (programação!), então para baixar o Vizzcode, tudo que precisa fazer é Registrar e clicar no botão gigante de Baixar.




Instalando o Vizzcode

Da mesma forma, apenas dê dois cliques no arquivo baixado.
Se o Windows abrir uma janela de aviso de segurança, apenas clique em More Info e Run Anyway.

Como rodar executáveis no Windows

Em seguida, você pode mudar a localização de instalação e escolher criar um atalho na área de trabalho e clicar em Instalar.
Sim, ele instala bem rápido :)




A Tela de Boas Vindas

Após logar no Vizzcode, você encontrará a Tela de Boas Vindas.
Lá, você pode acessar os Tutoriais ou criar e abrir Projetos.
Os tutoriais fornecem explicações passo a passo, bem como exercícios – tudo dentro do Vizzcode!
Se você já sabe programar e quem uma visão geral do Vizzcode, pode conferir o Guia Rápido.Apenas clique ícone do tutorial na tela de Boas Vindas para começar!
Se você quer aprender a programar do zero, a Introdução à Programação é para você. Você pode seguir esse tutorial no seu próprio ritmo: bem como pulando algumas partes ou repetindo suas partes.
Para conslidader tudo o que você estiver aprendendo, você pode conferir os tutoriais de Exercícios de Programação, cheios de dicas e observações úteis.
Então, quando você sentir que estiver pronto para o desafio, você pode seguis os tutoriais de Programação de Games, onde você poderá levar suas habilidades para o limite fazendo mundos interativos ao programar vários jogos digitais.




Criando Projetos

Para começar a programar, você precisará criar um projeto.
Independente se você quiser seguir um tutorial embutido ou começar seu próprio programa, você deverá passar pela tela de New Project. Criar um projeto é tão fácil quanto escrever um nome (e se quiser, mudar a localização).

Como criar um projeto no Vizzcode

Dentro da pasta selecionada, o Vizzcode vai criar dois arquivos: o arquivo .vzcp e o arquivo .vizz. Você pode dar dois cliques no arquivo .vzcp para abrir o Vizzcode e carregar o projeto diretamente.

Como é a paste do projeto do Vizzcode

Enquanto você desenvolve o programa, também terá um arquivo .exe dentro da pasta do projeto. Esse é o arquivo do seu programa finalizado que você pode compartilhar e publicar! Note que esse arquivo é gerado na versão Premium do Vizzcode.
Você pode aprender a distribuir seus programas aqui.




Usando o Vizzcode

Essa é a main screen, do Vizzcode, onde você pode criar seus próprios programas!

Tela Principal do Vizzcode

Se você criar um projeto vazio ou carregou um projeto, você verá apenas as telas de Programação Visual (1) e Programação de Texto (2); se você criou um projeto a partir de um tutorial, você também verá a Tela de Tutoriais (3).
A magia acontence nas telas de Programação Visual e Texto: onde você escreverá código ou conectar nós para programar o computador. Você pode brincar com eles: tente clicar na tela de texto e digitar alguma coisa. É só texto!

Como escrever código em texto no Vizzcode

A medida que você for escrevendo na tela de texto, a área de programação visual vai ficar travada até o texto que você escrever for um código valido. Você pode deletar o texto que você escreveu por enquanto.
Para brincar na tela de programação visual, apenas arraste a partir do pequeno círculo branco do nó Início do Escopo Global. Vai aparecer um menu que você escolher qual nó criar. O menu vai filtrar automaticamente os nós que você pode criar baseado a partir do nó que você está arrastando para criar um novo nó. Você pode desmarcar o Filtro Contextual para mostrar todos os nós disponíveis. Agora selecione qualquer nó.

Como criar nós no Vizzcode

Da mesma forma quando você escreveu um texto e o painel visual ficou bloqueado, agora o painel de texto também está travado, esperando que nós válidos sejam criados. Você também pode utilizar o botão direito do mouse para navegar pela tela de programação visual. Para isso, basta segurar o botão direito e mover o mouse como desejar. O scroll do mouse pode ser utilizado para dar zoom na tela de programação visual.

Como navegar na tela do Vizzcode

Esse é o básico da interação!
Você já sabe navegar pelo Vizzcode, criar projetos, escrever texto e criar nós – tudo que você precisa para criar seu
Seu Primeiro Programa!