Introdução Bem-vindo Como Começar Meu Primeiro Programa     Resolvendo Problemas e Distribuindo Tranformando Dados Programas Interativos     Exercícios de Programação     Fazendo Games
Documentação Declarações     Procedimentos     Variáveis Construtores     Controle de Fluxo Expressões Bibliotecas     Print     IO     Random     Game Engine
Tutoriais Tutoriais Completos     Introdução à Programação     Guia Rápido     Exercícios de Programação     Programando Games

TUTORIAIS COMPLETOS


Aprenda, passo a passo, desde o mais básico
até a criação de programas complexos!





Sobre os Tutoriais

O Vizzcode tem um recurso bem interessante de tutoriais embutidos.
Com eles, você pode aprender sem precisar ficar saindo e voltando do seu código para outra página; você pode ver tudo na mesma tela para progredir rapidamente, independente do nível de programação que você estiver.

Com isso em mente, nós criamos vários tutoriais embutidos para todos os níveis de programação:

Introdução à Programação

Você pode começar sem saber absolutamente nada sobre programação nesse curso completo de 9 partes chamado Introdução à Programação.

Guia Rápido

Se você já sabe programação e quer começar a usar o Vizzcode sem perder tempo, o tutorial Guia Rápido é para você!

Exercícios de Programação

Você precisa praticar muito para evoluir suas habilidades de programação, e com isso em mente, nós criamos uma série de Exercícios de Programação para todos os níveis de programação que você pode acessar dentro do próprio Vizzcode.

Programando Jogos

Se você quiser elevar o que você aprendeu para o próximo nível, criando jogos altamente interativos, polidos e divertidos, você pode acessar todos os cursos sobre desenvolvimento de jogos no Vizzcode!


Para começar com qualquer um desses tutoriais, você só precisa baixar o Vizzcode e selecionar o tutorial que você desejar na Tela de Boas Vindas!

A próxima seção explica cada tutorial individualmente e possui um link para a página de ajuda do tutorial: uma página que vai ser sua companheira com vários links e imagens para te ajudar em cada passo de cada tutorial.




Introdução à Programação

O tutorial de Introdução à Programação é uma série de tutoriais com o objeto de te levar do nível mais iniciante até a proficiência em programação – resolvendo problemas e usando todas as ferramentas a sua disposição para programar softwares de forma expressiva! Esses tutoriais estão dentro do Vizzcode, que você pode baixar aqui.

O curso é dividido em 9 tutoriais completes, cada um com várias partes diferentes:

A primeira parte do Curso de Introdução à Programação vai te introduzir ao incrível mundo da programação. Você vai aprender conceitos importantes bem como desenvolver seu primeiro programa de computador!

Em seguida, na parte 2 você aprender sobre como fazer seus programas interativos, lendo dados do usuário. Você também vai aprender sobre como guardar dados no computador usando variáveis.

O tutorial parte 3 vai te ensinar a operar com dados (com operadores aritméticos) bem como os outros tipos de variáveis que você tem a disposição.

Na parte 4 você vai aprender sobre os outros dois tipos de operadores no Vizzcode: operadores de comparação (ou relacionais) e os operadores booleanos (ou lógicos). Em seguida, tudo que você aprendeu vai ser aplicado no aprendizado do construtor if, uma das ferramentas mais importantes da programação.

Depois, na parte 5, você vai adicionar os loops para as suas habilidades de programação com o poderoso construtor while.
A parte 6 vai ser construída a partir dos recursos vistos no último tutorial para te introduzir sobre os construtores break e continue. Eles vão te proporcionar muito mais controle sob o fluxo de execução dos loops.

A parte 7 da série de tutoriais vai te ensinar sobre os loops For que são uma forma fácil para rapidamente repetir comandos ou iterar por partes do código. Uma habilidade essencial para programas mais complexos.

Na parte 8 você vai ler, guardar e opera rem várias pedaços de dados do mesmo tipo. Para conseguir isso facilmente, você vai aprender sobre a estrutura de dados array.

No último tutorial (parte 9) você vai aprender sobre procedimentos. Eles são uma ferramenta importante para organizar programas maiores e reutilizar código.


A medida que você for passando por todos os tutoriais desse curso, você vai desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento lógico. Essas habilidades são extremamente importantes, mesmo se você não tiver interesse em seguir carreira profissional de desenvolvimento de software.

O curso completo (todos os 9 tutoriais) estão disponíveis dentro do Próprio Vizzcode, na Tela de Boas Vindas. Você pode escolher o tutorial Introdução à Programação Parte 1 nessa própria tela e criar um projeto para você seguir ele.





Guia Rápido

O tutorial Guia Rápido foi criado especialmente para pessoas que já possuem certa familiaridade com programação e querem começar com o Vizzcode o mais rápido possível.
É um tutorial completo divide em cinco programas diferentes de dificuldade incremental para que você conheça todos os principais recursos disponíveis no Vizzcode.
Aqui você pode acessar o guia que vai ser seu companheiro pelo tutorial.




Exercícios de Programação

Os Exercícios de Programação são uma série de tutoriais criados a partir da página da documentação de Exercícios de Programação.
Os exercícios são divididos em tópicos, começando desde os recursos mais básicos de programação até programas mais complexos.
Todos os exercícios possuem dicas para te ajudar a encontrar a solução. Elas começam como dicas amplas e vão estreitando a medida que você for precisando de mais ajuda em cada exercício, mostrando exemplos e o código. As dicas também são ótimas para aprender mais sobre elementos envolvidos no exercício, mesmo se você conseguir resolver sem ajuda.




Programando Jogos

Uma vez que você aprender as ferramentas básicas a sua disposição no desenvolvimento de software, você pode começar com os tutoriais de Programação de Jogos. Em cada tutorial, você vai pegar o que aprendeu e aplicar de formas diferentes e surpreendentes, tudo para criar jogos digitais muito interativos que você pode compartilhar com amigos e até mesmo distribuí-lo para o mundo.

Os tutoriais também estão estruturados de forma a ir incrementando a curva de dificuldade. Você deve começar no primeiro, que introduz muitos conceitos de desenvolvimento de jogos importantes até o último que melhora os jogos que você fez anteriormente, te mostrando técnicas avançadas para fazer com que seus jogos pareçam e passem a sensação de jogos profissionais!

No tutorial Invasores: Básico você vai criar um jogo simples do estilo shoot’ em’ up. Você será capaz de usar esse conhecimento para dar vida à suas próprias ideais de jogos! Fazer jogos pode ser difícil, então é importante que você já esteja familiar com programação no Vizzcode, pelo menos até Loops. Você pode sempre rever os tutoriais anteriores e voltar nesse ponto mais para frente.

Em seguida temos o tutorial Tappy Aviões: Básico onde vamos construir a partir dos fundamentos que aprendemos no último tutorial para fazer um novo jogo – Tappy Aviões ou Tappy Planes.
Você vai aprender mais sobre programação de gameplay e como organizar seu programa para criar comportamentos mais complicados!

O tutorial de Jogo da Velha: Básico vai levar suas habilidades de programação de gameplay para o próximo nível te ensinando como programar o gameplay sem precisar contar com uma game engine. Vamos utilizar a biblioteca Game Engine apenas para mostrar imagens e rodar o áudio.
Essa vai ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre lógica de programação de jogos e transformação de dados!

Quando você acostumar com suas novas habilidades, o tutorial Barraca de Tiros: Básico vai te mostrar um mundo totalmente diferente: programar um sistema de objetos customizado! Você vai especificar os dados do objeto, animar objetos, aprender sobre uma equação importante de interpolação e muito mais!
No final você vai ter a base de um jogo de Barraca de Tiro e o conhecimento para expandir e criar jogos mais complexos com objetos customizados.

Por fim, chegamos no tutorial final da série: o Invasores: Avançado. Você vai aprender como programar alguns elementos mais avançados nos seus jogos, levando eles para o próximo nível.
Nesse tutorial, você vai criar naves inimigas que atiram de volta, melhorar o movimento do jogador, adicionar efeitos de paralaxe para o fundo, mostrar a pontuação com uma fonte customizada, implementar efeitos sonoros avançados e muito mais!